Em instalações de projetores multimídia as vezes é necessário conversores de sinais de vídeo composto ou s-vídeo para sinais de computador vga/wxga, conector DB-15 para homogenizar todos os sinais deixando todos em um mesmo formato para facilitar o cabeamento. Outras vezes são necessários seletores, matrizes e/ou distribuidores e quando o projetor multimídia ficar localizado distante das fontes pode ser necessário equalizadores para compensar as perdas ao longo dos cabos.
Para saber quais os modelos de produtos adequados para uma instalação é necessário as seguintes informações.
1. Quantos projetores multimídia serão utilizados?
2. Como o áudio será chaveado?
3. Quantas fontes de sinais e de que tipos serão transmitidas?
3.1 De computador VGA/WXGA?
3.2 Quantos sinais Y-PB-PR?
3.3 Quantos sinais de S-Vídeo?
3.4 Quantos sinais de Vídeo Composto?
3.5 É necessário controle RS-232?
4. Haverá monitoramento dos sinais? E de que forma?
5. Quais as distâncias dos projetores multimídia às fontes dos sinais?
Acima de uns 20 metros é necessário usar distribuidores/equalizadores e fazer o ajuste de ganho e compensação da resposta em freqüência.
FIGURA 1 - Exemplo de instalação utilizando conversores de sinais de vídeo composto, s-vídeo ou vídeo componente para vídeo VGA/WXGA em matriz 4 X 2.
FIGURA 2 - Exemplo de instalação utilizando seletor de vídeo VGA/WXGA 2 >1 com by-pass das entradas.
FIGURA 3 - Exemplo de instalação utilizando seletor de vídeo VGA/WXGA 2 > 1 com by-pass das entradas e distribuidor com saídas equalizadas.
FIGURA 4 - Exemplo de instalação utilizando conversores de sinais de vídeo composto, s-vídeo ou vídeo componente para vídeo VGA/WXGA, em matriz 4 X 2 com transmissão dos sinais das saídas por cabos pares trançados e cabos coaxiais.
FIGURA 5 - Exemplo de instalação utilizando Seletor & Distribuidor Combo 2 > (2) para vídeo VGA/WXGA com by-pass das entradas.